top of page

Cumbuca: um organismo vivo em constante expansão

  • larissashanti
  • 21 de set.
  • 3 min de leitura

Cumbuca fosse uma pessoa, seria difícil defini-lo em apenas uma palavra, gênero ou forma. Talvez porque ele seja feito de muitas vozes, muitos olhares e muitas mãos. Entre o cheiro de pão fresco e o café moído na hora, o Cumbuca é um organismo vivo, pulsante, que respira coletividade.


Nos quase cinco anos de existência, nunca foi apenas um restaurante. Sempre foi escola de vida, para quem trabalha e para quem frequenta. Lugar de cuidado, estética e amor aos detalhes; mas, também, de força, execução e coragem para arriscar e se reinventar.

Por trás dele, Rodrigo e Ana Carolina decidiram se lançar na aventura do empreendedorismo com a coragem de quem vive em sintonia com seus valores. No Cumbuca, nada é impessoal, tudo carrega o toque humano, a marca de quem faz com dedicação. Isso se reflete em cada detalhe: das escolhas conscientes de insumos à delicadeza das louças, muitas delas moldadas pela própria Ana, que também é ceramista e curadora das lindas peças vistas, e vendidas, na casa.


Mas há algo ainda mais profundo que os move: a importância que Rodrigo e Ana dão às relações humanas. Quem já esteve no Cumbuca, seja recebido por eles, ou pela sua descolada equipe, sabe que há uma atenção especial, um carinho verdadeiro em cada gesto. A prova disso está na maneira como os novos capítulos do Cumbuca estão sendo escritos, agora, com dois projetos saindo do forno, ambos nascidos dessa mesma energia de confiança e partilha de valores.


Forneria Cumbuca


Os casais: Rodrigo e Ana, Fernanda e Fábio
Os casais: Rodrigo e Ana, Fernanda e Fábio

Um desses projetos é a Forneria Cumbuca, que fica ao lado do restaurante atual, no espaço onde, antes, funcionava uma academia. Um projeto autoral, com massas frescas artesanais, de fermentação natural, pães e pizzas de farinha orgânica, assadas ao forno à lenha, um bar de drinks pensado para se tornar ponto de encontro, tudo cercado pela Mata Atlântica. Espaço que valoriza produtores locais, entendendo que essa escolha se reflete no prato, na mesa e na experiência de quem o vivencia. 


A Forneria é fruto da amizade entre os casais Rodrigo e Ana, Fabio e Fernanda, que agora se tornam sócios. A parceria começou ainda no tempo das obras do primeiro Cumbuca, quando Fabinho Simões, mesmo sem conhecer de perto os idealizadores, já passava em frente, buzinando e incentivando o projeto. Hoje, essa relação amadureceu e se transformou em sociedade.


Fernanda Scheer, nutricionista nascida na ilha e reconhecida nacionalmente por seu trabalho, soma sua trajetória de mais de 20 anos em saúde e bem-estar ao universo do Cumbuca, consolidando ainda mais a essência desse novo espaço.


Cumbuca Café


Outro passo dessa expansão acontece no Novo Campeche, onde nascerá o Cumbuca Café, integrado ao novo espaço do Samatva Ashtanga Yoga. Mais do que uma cafeteria, será um lugar para, entre o cultivo de conversas, inspirar o corpo e a mente.


Rodrigo, Flor, Carli e Ana
Rodrigo, Flor, Carli e Ana

Como todo projeto do Cumbuca, esse também nasce das pessoas. Florência Lopez, nossa querida argentina, que começou no atendimento e se apaixonou pelo café, é hoje barista da casa. Reconhecida pelos espressos elogiados até mesmo por clientes estrangeiros, ela, em breve, verá seu sonho de torrar os próprios grãos se tornar realidade no Cumbuca Café.


Já Maria Carla Wernle, carinhosamente chamada de Carli, argentina assim como Flor, começou como operadora de caixa e conquistou a equipe do Cumbuca com disciplina, responsabilidade e cuidado.


De colaboradoras do Cumbuca a sócias no novo projeto, juntas, Carli e Flor, são exemplo de profissionalismo, carinho e amizade, estando sempre atentas às famílias que frequentam o Cumbuca e cultivando laços que ultrapassam o balcão.


Um convite


De 28 de setembro a 9 de novembro, a Forneria Cumbuca e o Cumbuca Café farão sua estreia como operações gastronômicas na CASACOR Florianópolis 2025, antes mesmo de abrirem oficialmente suas portas no Novo Campeche e no Porto da Lagoa.


É o convite perfeito para conhecer de perto essas novas vertentes que carregam a mesma essência do Cumbuca: comida de qualidade, escolhas conscientes, um ambiente feito para acolher e pessoas que colocam o coração em cada prato, bebida e gesto.


O Cumbuca cresce, sim, mas cresce de dentro para fora, com verdade, emoção e propósito. E convida a todos nós a crescer juntos.

bottom of page