vestindo a alma do surf em Florianópolis
- larissashanti
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
Truzz
Em Florianópolis, basta observar o line-up em um dia de boas ondas para sentir a presença silenciosa da Truzz. Mais do que uma marca de roupas de borracha, ela faz parte da cultura viva da comunidade do surf, vestindo não apenas a pele, mas o espírito de quem vive o mar como extensão do próprio corpo.
Por trás da marca está Ricardo Bonganhi, CEO do grupo, e seus sócios idealizadores, que comandam todas as etapas de produção: da importação do neoprene premium japonês, ao corte, modelagem, distribuição própria e atendimento técnico no pós-venda. Uma cadeia completa que garante excelência, mas sobretudo traduz uma filosofia.
“Nosso compromisso é com o atleta que entra na água todo dia. Não criamos roupas para uma temporada. Criamos equipamento para acompanhar uma história”, afirma Ricardo.

Para garantir essa continuidade, a Truzz fornece assistência vitalícia, abarcando um serviço que reforça seus ideais de consumo consciente através de produtos de alta longevidade. “Montamos uma estrutura, dentro da nossa fábrica, preparada para dar suporte à nossa política de manutenção de produtos. Acreditamos que uma marca que não conta com um serviço de pós-venda, como o nosso, impede o consumidor de usar o produto por mais tempo. Principalmente sendo que os desgastes na gola e nas extremidades, devido ao uso excessivo, impossibilitam a roupa de ser utilizada em condições exigentes de frio. Conosco, basta trazer na loja que realizamos a manutenção.”

A Truzz é movida por escuta e consistência. Com uma presença física seletiva, ela proporciona um atendimento técnico profundo e especializado, onde quem atende conhece desde a composição do neoprene até os ajustes finos da costura. Afinal, roupa de borracha é mais que um acessório: é parte do conforto, desempenho e prazer do esporte. "Nosso processo de pesquisa e criação é fruto de décadas focado em trazer as melhores práticas e insumos para nossa cadeia de produção. Cada peça disponibilizada passa por um criterioso processo até chegar às prateleiras. O consumidor sabe que pode confiar que aquele produto é feito com todo o conhecimento de causa e respeito com os processos.”
Depois de morar e empreender no Vale do Silício, Ricardo incorporou método e intuição à gestão do seu grupo. Ele sabe escutar, provocar e inovar, mantendo sempre os pés na areia. Sua liderança é centrada na vivência real do consumidor e na construção de produtos que falam a linguagem de quem realmente põe à prova os seus equipamentos. Não por acaso, a Truzz está no corpo de muitos dos nomes mais presentes nos picos da Ilha.
Esse compromisso com desempenho, inovação e longevidade acaba de se materializar na nova geração de roupas de borracha da marca: a linha Fire Dragon. Fruto de anos de pesquisa e aperfeiçoamento, a roupa, feita de tecidos inteligentes, usa neoprene a base de minério Limestone junto a um sistema de entrada inovador: o “Collar Zip”. Essa nova maneira de se vestir garante mais durabilidade e conforto, além de proporcionar vedação completa.
A Truzz não aposta em hype. Ela constrói solidez e uma relação próxima com seus clientes; mostrando que é possível fazer com propósito.