o que nasce junto com um bebê?
- larissashanti
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
por: Naoli Vinaver
Quando um bebê nasce, não é só ele que chega ao mundo. Nasce também uma mãe. Não importa se é a primeira ou a quinta vez, cada parto transforma profundamente quem o vive. A mulher que se entrega à parir um filho se reconecta com sua força ancestral, com seus instintos mais puros. É uma travessia intensa e sagrada. Ao lado dela, nasce, também, um pai, uma companheira e uma rede de amor. Nasce uma família, uma nova configuração de afetos e sentidos. Nascem os maiores amores da vida.

Florianópolis é um ninho esplêndido para parir. Com seu mar e florestas exuberantes, nossa cidade atrai gestantes do Brasil e do mundo todo, que escolhem vir aqui para dar à luz.
Além da liberdade de escolher como e onde parir, aqui as futuras mães são capazes de se reconectar com os elementos da natureza.
Elas caminham na areia, sentem o mar que vai e vem igual às ondas do parto. Banham-se nas lagoas mornas e selvagens do Beco da Lua, ou da Lagoa do Peri. Submergem-se nas delícias do líquido amniótico da natureza, como o bebê no útero, abraçadas nos ritmos amorosos da mãe Terra.
Na ilha, os bebês podem nascer na intimidade do lar, ou em hospitais preparados para respeitar o tempo e as escolhas da mãe, do bebê e da família. Inclusive pelo próprio SUS, que, em Florianópolis, é referência em parto humanizado. As equipes que acompanham também nascem desse solo fértil feito de amor à natureza, refletido na forma e filosofia com que acolhemos a gestação e o parto.
Florianópolis é um reduto do parto natural e consciente. Um lugar onde a mulher pode se ouvir e se lembrar do que sempre soube: que parir é um ato natural, de poder e conexão com a vida. E, no fundo, essa é a verdadeira rEvolução: a que começa no nascimento, e renascimento, de cada ser.

Parteira mexicana, Naolí Vinaver, mistura práticas tradicionais e contemporâneas a realização de partos domiciliares. Tendo acompanhado mais de 1.800 nascimentos, ela trabalha como antropóloga e palestrante internacional sobre parto e sexualidade. É, também, mentora de parteiras, gestora de irmandades de mulheres e criadora do Centro de Referência e Aprendizado: A Arte do Parto. Além disso, é uma grande contadora de histórias. Naolí foi cofundadora do grupo multidisciplinar Amanascer, que, desde 2013, atua com atenção à gestação e ao parto humanizado em Florianópolis.



