top of page

um propósito que virou marca

  • Foto do escritor: Carol Del Lama
    Carol Del Lama
  • 31 de mar.
  • 3 min de leitura

Como a Naveia usa o leite de aveia como ferramenta de ativismo 


Abrir a geladeira e escolher algo para beber é corriqueiro para muitos de nós, mas foi revolucionário para Felipe UFO em uma manhã de 2017, na casa da namorada Alex Soderberg, quando moravam em Berlim. Ele, um economista brasileiro vegano passando por um período sabático depois de empreender na moda e apresentar um programa de viagens a destinos polêmicos para a TV. Ela, uma cientista de solo sueca vegana que trabalhava numa incubadora de startups sustentáveis na Alemanha. Felipe só queria tomar um copo de algum leite vegetal que tivesse em casa, e não esperava surpresa com os tradicionais leites de soja ou amêndoa, mas ficou impressionado com o sabor do leite de aveia, tão comum na cultura sueca quanto desconhecido entre os brasileiros até 2020.

ree

Obcecado por como era possível fazer uma bebida tão boa, ele se debruçou em estudos sobre a produção de aveia e descobriu que a matéria-prima, que já era muito produzida no Brasil, encontrava na região sul o clima perfeito e com a possibilidade de escalar ao ponto de competir com o leite convencional. Para completar, no quesito pegada ambiental, a aveia ocupava o lugar de menor peso para o meio ambiente. Enquanto isso, Alex trouxe dados sobre o impacto da produção do leite convencional nas vidas dos animais explorados e no planeta, como o fato de 70% dos pastos brasileiros estarem em algum nível de degradação graças à criação extensiva.

Essa foi a fagulha que deu início à Naveia, marca brasileira que transforma aveia em laticínios vegetais como ferramenta de ativismo. Afinal, cada vez que o consumidor escolhe algum produto da Naveia está deixando de consumir um laticínio convencional e sustentar uma cadeia produtiva que depende da exploração animal e causa muita degradação ambiental.



"Nunca nos enxergamos como mais uma alternativa ao leite de vaca. Sonhamos em ser, de fato, um substituto!" , afirma Felipe, co-fundador e CEO da Naveia. Foram três anos de pesquisa e desenvolvimento para lançar, em novembro de 2020, o primeiro produto da marca: Naveia Original, um leite de aveia que entrega tudo que o leite convencional já entregava, porém com uma fração do impacto.

"Entendemos que a nossa principal forma de fazer ativismo é criando produtos gostosos.", completa Alex, co-fundadora e CMO da marca. Junto do casal, três amigos deles se encantaram com a possibilidade de fazer parte de algo tão verdadeiro e impactante que integraram no quadro de sócios da empresa.


De lá para cá, a Naveia expandiu seu portfólio, que já conta com mais de 15 produtos, entre linha de bebidas e linha culinária. E o crescimento dos negócios permite o crescimento do ativismo da empresa. A marca faz doações recorrentes à ONG de conservação ambiental, projetos sociais e até santuários de resgate animal, além de ter um projeto de logística reversa que transforma suas embalagens em telhas ecológicas que também são doadas à projetos de construção de casas. Para completar, tem a Floresta Naveia: uma fazenda de 220 hectares em Minas Gerais que abrigava vacas leiteiras e estava em avançado estágio de degradação até a marca chegar por lá. Hoje, a terra vive um processo de regeneração através do plantio de mudas, lançamento de muvucas (bombas de semente) e a criação de uma agrofloresta produzindo alimento de verdade e em abundância.

UFO é categórico ao concluir: "Não somos uma marca com propósito, mas um propósito que criou uma marca".

bottom of page