top of page

você é o céu inteiro

  • larissashanti
  • 21 de set.
  • 3 min de leitura

a primavera na visão da astrologia védica


por: Madu Cabral

Se você mora na ilha de Florianópolis, já deve ter percebido como é bom se alinhar com os ciclos da natureza: passear e expandir no verão, se recolher e renovar no inverno, dormir mais cedo nas noites escuras, começar o dia junto com o sol...


ree

O Yoga, em grande parte de seu conhecimento, ensina sobre os benefícios da percepção dos efeitos destes ciclos em nós: nosso corpo sente que tem mais suporte e equilíbrio, nosso sistema nervoso se acalma e ganhamos clareza sobre as oportunidades para os próximos passos. Dentro desse berço de conhecimento (que podemos chamar de conhecimento Védico), você encontra ferramentas que dão suporte a escolhas mais alinhadas com seus propósitos.


A Astrologia Védica é considerada a psicologia do conhecimento Védico; seu mapa astrológico joga luz em padrões comportamentais que nem sempre são claros, mas que influenciam as decisões de um indivíduo e, portanto, moldam sua vida.


Segundo o conhecimento Védico, o posicionamento dos planetas no momento em que você nasceu mostra os padrões que você pode desenvolver nesta vida. Alguns desses padrões você chama, hoje, de desafios (hábitos que não te servem mais, medos difíceis de superar) e outros são como “super-poderes”. Ganhando clareza sobre eles, temos maiores chances de expandir e ultrapassar os “desafios” e aprimorar os “super-poderes”.


É um sistema de autoconhecimento que te auxilia, e incentiva, à curiosidade e ao interesse na tarefa mais importante do seu dia: autodesenvolvimento!

Os Trânsitos Astrológicos (Horóscopo) também são estudos úteis. Eles mostram energias disponíveis em um determinado período e como essas energias influenciam ações e seus resultados.


Mais uma astrologia?


Uma das semelhanças da Astrologia Védica com a astrologia mais comum aqui no Ocidente, chamada Tropical, são os signos. Aliás, sabia que você tem todos os signos no seu mapa natal? E todos te influenciam com maior ou menor intensidade. Afinal, não cabemos em uma caixinha tão pequena! Somos o céu inteiro!


No entanto, esses sistemas têm 2 grandes diferenças:


  • Contexto filosófico: a Astrologia Védica está no mesmo contexto do Yoga e do Ayurveda, com

    os mesmos objetivos (autoconhecimento, principalmente), a mesma simbologia e Deuses. Faz

    parte de um sistema que mostra o caminho para um corpo saudável, uma mente equilibrada e conexão com realidades mais sutis, como sua própria intuição.


  • Cálculos: a Astrologia Védica usa cálculos um pouco diferentes da Tropical; são cálculos siderais usados, também, pela Astronomia. Isso faz com que muitos mudem de signo solar (o signo que você chama de “seu”, onde estava o Sol quando você nasceu). É interessante ver essa descoberta, muitos se conectam imediatamente com seu signo. Mas já te contei que você é o céu inteiro, por isso vale a pena se aprofundar no seu mapa Védico por um todo.


Horóscopo de Primavera


Entender os trânsitos é colocar, na prática, esse alinhamento com os ciclos da Natureza. A primavera começa logo depois de uma temporada de eclipses (Lunar dia 7/9 e Solar dia 21/09). Os eclipses trazem energias que favorecem transformações. Para assentar essa energia de mudanças, experimente essas práticas:


  • Lua nova: são noites importantes para uma meditação que te conecte com suas necessidades, sentimentos e práticas pessoais. Escolha uma rotina de autocuidado e mantenha até a próxima lua nova.


  • Lua cheia: noites em que nossa energia pode ser direcionada para projetos, passos importantes na carreira e planejamento de próximas metas. Experimente meditar por alguns minutos e escrever sobre as próximas manifestações importantes.


  • Navaratri: de 21/09 a 1/10, noites dedicadas às Deusas pelo calendário Védico. Uma temporada de conexão com sua força de manifestação e transformação. Durante esses dias, estude simbologias e mitologias de Deusas que te interessam.


  • Diwali: dia 20/10, data dedicada à abundância. Uma noite sem lua. Ilumine sua casa com velas e lamparinas para convidar a prosperidade para sua vida.


Que a primavera seja fértil e perfumada para todos nós!




ree

Madu Cabral é mãe do Tom, da Bia e do Luca, mora em Floripa para manter conexão com coisas que realmente importam para ela, como a lua que muda o mar, as aracuãs que acordam o Sol e o cheiro das dunas. É professora, estudante e praticante de Astrologia Védica, Yoga e Ayurveda.


bottom of page