top of page

os 50 tons de virgem

  • Foto do escritor: Carol Del Lama
    Carol Del Lama
  • 28 de ago.
  • 3 min de leitura

Texto do astrólogo Benter



Criei essa série para explorar os arquétipos (modelos universais, padrões simbólicos presentes no inconsciente coletivo) de alguns signos que foram estereotipados (imagem mental fixa, simplistas, frequentemente negativas). De certa forma a estereotipação acontece com todos os signos: como libra que é visto como indeciso; capricórnio que foi estereotipado como interesseiro, materialista e distante; escorpião, estereotipado como ciumento, rancoroso, vingativo e sexualizado; e por aí vai…


Para hoje, aproveito a vez que chegou do sol transitar por virgem, estereotipado como perfeccionista crítico, ingerente e carcereiro.


Podemos concordar que virgem é bem ordenado até nos sentimentos, onde cada coisa tem que estar no seu lugar para poder se desenvolver. 


Na visão da astrologia esotérica, a "virgem" é a Mãe que nutre o Menino, ou seja, é a inteligência material, natural, maternal, que, com seus cuidados, propicia o desenvolvimento de uma consciência pura, cheia de amor e sabedoria, “um deus menino". 


Virgem é um signo de terra e reflete a calma do artesão em sua oficina, a constância e o trabalho através do qual surgirá a forma mais adequada. Psicologicamente, essa calma é o poder discriminador da mente em Virgem que, sem pressa, vai peneirando a areia (maus pensamentos, emoções ou atitudes físicas) para que surja o ouro (a pureza da Alma).


De forma mais profunda, e mais complexa, Virgem é a Vontade de Deus (a vida) em que o Filho (a consciência ou alma) se constrói e se expressa através da mãe/matéria/Maria. É por essa qualidade da mãe que nutre, que virgem ganha o arquétipo do cuidador ou enfermeiro. 


Em verdade, a grandeza de Virgem é a capacidade de usar sua realidade mais pessoal (material) para reconhecer e construir uma realidade interna superior (espiritual).


O “crivo", tipo de filtro ou peneira, é o símbolo superior deste signo. Seu reflexo inferior é seu poder crítico e censurador, mas seu aspecto superior é a correta discriminação, que revela a vida espiritual interna, e o discernimento, que reconhece, constrói (forja na matéria) consciência de Alma.


Para alguns místicos, virgem é a caverna onde nasce o Cristo, o que representa a consciência na caverna do Coração, ou o trabalho construtor interno. Peixes, seu signo complementar, é o conhecimento deste Cristo, o Coração revelado à luz do dia e expresso externamente como um grande servidor. Ou seja, Virgem, em sua união, é aquele que busca o serviço mais significativo, sem nenhuma limitação mental; sua inclusividade é tal que, para os virginianos, não há distinções raciais ou diferenças religiosas. O que caracteriza todos esses "portadores da luz" é o auto sacrifício pelo aperfeiçoamento da vida humana e pelo amor por seus semelhantes.


Já é possível perceber a vastidão do signo de virgem. Quero agora convergir tudo o que foi abordado para uma imagem-síntese atribuída a virgem: o Arco-íris.


Dá para deduzir o porquê dessa atribuição: a luz branca do sol é refratada e refletida dentro das gotas de chuva, separando-se em suas cores componentes: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. São os “detalhes “da luz, revelada pela análise refratária.


Poderia escrever um livro só sobre virgens e seus 50 tons, porém meu objetivo foi, somente, revelar o lado luminoso de virgem. Costumo sintetizar os arquétipos deste signo assim: discernimento, com ênfase no terceiro olho, e a capacidade de proteger a vontade dos outros. Com essa ideia concluo com uma imagem muito eloquente, o ponto mais elevado do arquétipo de virgem: o Anjo da Guarda.


Para fechar nossa trajetória por este arquétipo, cabe o pensamento curativo do virginiano GOETHE:

"Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras ideias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a providência move-se também. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor a sorte de incidentes e encontros, a assistência material que ninguém sonharia que viesse em sua direção. O que quer que você possa fazer ou sonhe que possa, faça. Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora!”.






 





bottom of page